Select language

sábado, 4 de maio de 2013

Um Plano de Bacias para o Rio dos Sinos

Foto: http://sosriodossinos.zip.net/
A bacia do Rio dos Sinos inclui 32 municípios densamente povoados, sendo que apenas cerca de 8% da população vive em zona rural, e percorre 190 quilômetros abrangendo 3.800 Km2. Faz parte da bacia hidrográfica do Lago Guaíba, que deságua na Lagoa dos Patos, e somente na região Metropolitana de Porto Alegre, 21 destes municípios são banhados pelo rio dos Sinos, que enfrenta um descontrole histórico. 

O que denuncia este quadro é não somente o alto nível de poluição como também as tragédias ambientais recorrentes, que o colocam num ranking de poluição muito próximo do rio Tietê, que mantém um projeto de despoluição (continuado) pela prefeitura de São Paulo.

Cargas poluentes de esgotos e indústrias, como no caso de 2006, quando uma das maiores tragédias ambientais no RS levou a morte de mais de um milhão de peixes em função do despejo de resíduos tóxicos através, provavelmente, dos curtumes e demais indústrias das cidades de Estância Velha e Portão.

A poluição industrial, juntamente com uma alta carga de esgoto doméstico e a urbanização desordenada da população em favelas, constitui um problema vital para os municípios que constituem a bacia do rio dos Sinos resolverem de forma integrada.

Nesse sentido foram criados tanto o Pró-Sinos quanto o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. No dia 15 de abril os secretários de Meio Ambiente das cidades que pertencem à bacia dos Sinos reuniram-se em Novo Hamburgo.

Foto: Gabriela Loeblein Manoel - http://www.jornalnh.com.br
O objetivo dos secretários municipais foi o de finalizar um plano de bacias para ser entregue ao governo do Estado até dezembro de 2013. Nele será mapeada toda a trajetória do rio, de Canoas até a nascente do manancial em Caraá. Cada município deve fazer a sua parte no plano de bacias e captar individualmente os recursos federais via Ministério das Cidades.

Vale destacar, como alerta, o exemplo do Projeto Pró-Guaíba, criado na década de 90 e abandonado pelos sucessivos governos. Portando, somente a transparência e uma ampla participação da sociedade civil vão manter vivo o objetivo do Pró-Sinos e do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Quem tiver informações a respeito deste assunto pode nos manter informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário