Select language

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fórum Social Temático 2013 em Porto Alegre, discute temas ambientais


http://fsmpoa.com.br/
Porto Alegre-RS finaliza os preparativos para receber cerca de 40 mil pessoas no Fórum Social Temático 2013, que inicia oficialmente a partir de amanhã dia 26 e se estende até dia 31 de janeiro em diversos locais da capital gaúcha, contendo programação centrada em temas já tradicionais do evento como democracia, diversidade e demais questões sociais e culturais e, é claro, muito debate acerca do desenvolvimento de uma economia mais sustentável para o mundo, equilibrando o necessário crescimento econômico com a indispensável preservação Ambiental.

Entre as muitas atividades que abordarão diretamente o meio ambiente, estará o Seminário sobre Energias Renováveis, que acontecerá dia 30/01 no Mezanino da Usina do Gasômetro, a partir das 14h. Em pauta: Energia Fotovoltaica e Carros Elétricos, Pesquisa em Energia Solar na UFRGS, Impacto da Adoção de Energias Renováveis nas Mudanças Climáticas, Implementação da Resolução 482 da Aneel, Energia Eólica e Certificação para Edificações Sustentáveis. 
“Simpósio das Águas” também merece bastante atenção, pois trata de um dos recursos mais valiosos para a vida no planeta. O simpósio ocorre dia 28 a partir das 09h, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. 
Segurança Alimentar têm papel importante no fórum, contando com atividades autogestionadas, oficinas e palestras durante todos os dias do evento. Saiba mais: http://fsmpoa.com.br/default.php?p_secao=5
E como a educação infantil é a que no traz maior garantia de que outro mundo é possível, o Forinho (Fórum Social Infantil) estará repleto de atividades voltadas para as crianças e seus pais, entre eles a oficina Confecção de Brinquedos com Material Reaproveitado com Aldo Rosa (Prof. Pardal).

Fonte imagem: http://portoimagem.wordpress.com
O FST de Porto Alegre faz parte da programação global do Fórum Social Mundial (FSM), que este ano ocorrerá em março na Tunísia (www.fsm2013.org/es), preservando assim o rodízio de sedes que ocorre desde 2004, pois após sua 3ª edição o evento saiu do Brasil pela primeira vez e foi ganhar o mundo.

Segundo relatou à reportagem do site www.sul21.com.br, o coordenador geral do FST 2013 em Porto Alegre e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, o foco dos debates será preservado com o tradicional contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos. “O foco central é o debate político, todo resto será complemento, como o fórum infantil, o artesanato e a programação cultural”, fala. Os eixos temáticos serão a radicalização da democracia, o desenvolvimento sustentável e as cidades sustentáveis. “Serão mais de mil atividades com pessoas vindas de 25 países. Teremos o envolvimento de oito ministérios e sete secretarias estaduais, bem como dos poderes legislativos em todos os níveis”, ressalta.

RACHA NA ORGANIZAÇÃO

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Brasileira de ONGs (Abong) e a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), movimentos historicamente ligados ao Fórum Social anunciaram que não participarão desta edição do fórum, entre outros motivos, devido à grande presença dos poderes. Um exemplo é a Prefeitura Municipal de Porto Alegre que investiu R$ 2,6 milhões no evento.

INSCRIÇÃO E PROGRAMAÇÃO

Para participar do fórum, é necessário fazer inscrição e pagar taxa única de R$ 20,00 para a organização no local de credenciamento (Hoje iniciaram as inscrições e o credenciamento na Usina do Gasômetro). Pela internet é possível encaminhar o formulário de inscrição no site:  http://fsmpoa.com.br/default.php?p_secao=5

A abertura está programada para as 13h de sábado, com a concentração no Largo Glênio Peres para a tradicional marcha que começa às 17h e, que culminará com vários shows no Anfiteatro Pôr do Sol após as 17h30min. Quem abre é a banda de reggae Motivos Óbvios.

A edição 2013 do Fórum Temático, ao contrário de 2010 e 2012 que aconteceram de forma descentralizada em cidades da região metropolitana de Porto Alegre, neste ano estará concentrada na capital.

Atenção aos diversos locais do FST 2013:
Usina do Gasômetro e Acampamento da Juventude no Parque da Harmonia (Principais centros), além do auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público, Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa, Aldeia da Paz, Anfiteatro Por do Sol, Largo Zumbi dos Palmares, Casa de Cultura Mário Quintana, Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega e na Escola Parobé.


Depoimento de Oded Grajew. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Membro do Conselho Consultivo do Global Compact e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário